sábado, 21 de julho de 2012

Software online para triangulação de antenas

Este software, desenvolvido por Jonathan (PY4JNS), ainda na versão beta, é útil para traçar retas a partir pontos definidos por coordenadas GPS e azimutes de direção do sinal.

Foram utilizada as ferramentas do Google Maps e JavaScript. Novas versões deverão melhorar a forma de entrada das posições de medida e azimute.

http://rdftools.appspot.com/triangulador/index.html



Agradecimentos

Agradeço a todos pela participação no nosso "caça a raposa". Trabalho em equipe deve ser o nosso lema, sozinho produzimos muito pouco ou nada. Em breve a Labre estará disponibilizando os certificados de participação. Peço as equipes que se preparem para a montagem do ddf da revista QST de maio de 1999*, que é um equipamento fabuloso montado ha alguns anos atrás pelo colega radioamador Marcos Maia (PY4MAS) e funcionou muito bem. Mãos a obra!

Enoque
PY4PQ

 *O projeto está publicado aqui no blog

DDF da Revista QST Maio de 1999

Este é um projeto de localizar por efeito doppler, também conhecido como DDF, que estamos planejando montar para o próximo caça a raposa, conforme informado pelo Enoque em outro post.

Vale a pena dar uma estudada no projeto e seu funcionamento, pois é muito interessante e já foi comprovado o seu funcionamento.

Em breve postaremos os layouts das placas de circuito impresso e se houver número suficiente de  pessoas poderemos fazer uma "vaquinha" para a confecção em fábrica de placas.

Clique aqui para fazer o download do artigo completo em PDF.

Clique aqui para fazer o download do Manual de utilização da versão comercial produzida pela Ransey.


Esquema


Clique na imagem para ampliar


Jonathan
PU4JNS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Classificação da Prova do dia 14/7/2012


Prezados colegas,

Todos estão de parabéns, pois foi nítida a empolgação e aprendizado nesta prova. Todas as nossas expectativas foram superadas! Nosso especial ao Enoque, PY4PQ pela iniciativa! Também agradecemos especialmente ao Dirce, PY4DFS pela construção das raposas e as belas fotos do evento.

Como a prova é um jogo, avaliamos as equipes conforme os critérios a seguir.




Critério
Pontuação


Encontrar raposa em primeiro
10


Encontrar raposa em segundo
7


Encontrar raposa em terceiro
5


Encontrar raposa em quarto
3


Identificar a região aproximada da raposa, sem efetivamente encontra-la
2


Evidenciar a localização da Raposa para outra equipe
-3




A equipe campeã foi a liderada pelo colega Alex, PYKO, com 22 pontos, seguida pela equipe do Marcus PU4MVM. Em terceiro lugar ficaram empatadam as equipes dos colegas André, PY4ALU e Euler, PY4ELD.






Equipe Marcus
Equipe Andre
Equipe Euler
Equipe Alex


Raposa 1
2
7
10
2


Raposa 2
7
3
5
10


Raposa 3
7
2
0
10









Evidenciar a localização da Raposa para outra equipe
-3

-3

















Total de pontos
13
12
12
22







Este foi o primeiro de muitos encontros! Ainda temos muito o que melhorar! Contamos com o apoio e sugestões de todos os colegas, principalmente aqueles que participaram desta edição.

Clique aqui para deixar seus comentários sobre o evento. 

73

Jonathan Araujo
PU4JNS


Fotos do Caça a Raposa em BH 14/7/2012

Fotos tiradas e cedidas pelo nosso colega Dirceu - PY4DFS
Clique sobre as fotos para a passar para a próxima.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Construção da antena Direcional para VHF



Video produzido pelo Enoque, PY4PQ, mostrando todos os detalhes da construção da antena direcional de VHF utilizada no Caça à Raposa.




sábado, 14 de julho de 2012

1a. Edição do Caça à Raposa em Belo Horizonte

Este foi o primeiro Caça à Raposa que se tem notícia realizado em Belo Horizonte. Pelo menos nos últimos anos.

Teve iniciativa do Enoque Sathler, PY4PQ, que construiu as antenas direcionais e teve o apoio técnico de Dirceu, PY4DFS, na construção dos transmissores (raposas) e Jonathan, PY4JNS, no preparo de atenuadores e construção de temporizadores para os transmissores. O evento contou o apoio e divulgação da Labre MG e do GARC DX Group.

O local escolhido para a primeira edição foi o Parque das Mangabeiras, com agrupamento a partir das 9:00h da manhã na portaria Norte. Participaram aproximadamente 20 pessoas, entre radioamadores, escoteiros, familiares e amigos.

Foi evento muito agradável, tanto pelo encontro com os amigos como pela interação com o grupo de escoteiros que participou do evento. Todos puderam apreciar a beleza do lugar, ter um pouco mais de contato com a natureza e até mesmo se exercitar um pouco, pois foi necessário subir aproximadamente 2km da portaria norte até a praça das águas, onde se encontrava a última raposa.

Na próxima edição, pretende-se esconder as raposas no centro de Belo Horizonte e fazer a utilização de localizadores por efeito Dopple ( Dopple Direction Finder, ou DDF). Em breve publicaremos mais informações sobre os equipamentos, de forma que quem se interessar poderá montar o seu.

73

Jonathan
PU4JNS